(Wix-Logo) Create a site!
100s of templates
No coding needed
Start now >>
O que é TAURINA e de onde vem?

 

Taurina pode trazer benefícios na prática esportiva.

Por: Tatyana Dall’Agnol  nutricionista e especialista em Nutrição Clínica (UNIFESP/EPM), em Nutrição para o Fitness e Alto Rendimento (UNIFOA/RJ) e mestre em Atividade Física e Saúde.

A taurina é um aminoácido (aminoácidos são substâncias que formam as proteínas dos alimentos), que pode ser tanto produzida pelo organismo humano (no fígado e no cérebro) como obtida pela alimentação (bebidas energéticas, leite, queijo, frutos do mar, carne vermelha, peixes, carne escura de frango e peru e alimentos vegetais como nozes e feijão (mas a concentração nestes alimentos é muito pequena quando comparada a produtos animais).

Estudos recentes monstram funções importantes deste aminoácido no organismo, como o aumento da fluidez do sangue.

Estudos recentes monstram funções importantes deste aminoácido no organismo, como o aumento da fluidez do sangue. A maior fluidez da corrente circulatória e, consequentemente, um maior transporte de oxigênio e de elementos nutritivos pode trazer resultados positivos durante a prática esportiva.


Dentre outras funções, as pesquisas revelaram que a suplementação com taurina pode proporcionar benefícios interessantes no coração, aumentando a fluidez do sangue e a sua capacidade de dissolver as substâncias orgânicas nele contidas, evitando as temíveis aglutinações, causa predominante das tromboses e dos infartos. Além disso, a maior fluidez da corrente circulatória e, consequentemente, um maior transporte de oxigênio e de elementos nutritivos pode trazer resultados positivos durante a prática esportiva.

Por que consumir alimentos e bebidas fontes de taurina ?

Porque estudos sugerem que a taurina parece prevenir:

- O aparecimento de hipertensão arterial e derrame;
- Os altos níveis de colesterol sanguíneo em pessoas hipertensas;
- A maior eliminação do colesterol;
- A deposição de gordura nas artérias do coração;

A população japonesa e do mar mediterrâneo usufruem dos maiores índices de longevidade do mundo com menor mortalidade por doenças cardíacas. Este fato, foi atribuído a grande ingestão, por estas populações, de taurina proveniente de frutos do mar (4 a 5 vezes/semana).

Mas quanto de taurina devemos consumir? Segundo alguns estudos, para obtenção dos benefícios cardíacos acima propostos são necessárias de 2-3g/dia de taurina.

By Dr. Marco Polo (Médico anestesista e pós-graduado em medicina biomolecular)

© 2012 by Washington Brandão. All rights reserved

(Wix Logo)
This site was created using
Create your own for FREE >>